Quando você nada em uma piscina pública, está à mercê de uma grande variedade de minúsculos micróbios que procuram um lar. Embora medidas sejam tomadas para manter as piscinas limpas, de acordo com http://www.cdc.gov/, pode levar mais de uma hora para o cloro matar as bactérias que causam infecções e doenças. Se o seu sistema imunológico já estiver comprometido por um machucado ou ferida, você pode se expor a riscos desnecessários ao nadar antes de estar curado.
Há diversos problemas de saúde que você pode contrair ao nadar em piscinas públicas, mas os principais são as doenças de águas recreativas. A doenças mais comum é a diarreia, mas você também pode contrair algo mais perigoso, como infecções nos olhos ou ouvidos, doença gastrointestinal ou “e coli”. É importante considerar que mesmo quando alguém está bem cuidado e limpo, ainda assim terá traços de fezes no corpo. O mesmo vale para saliva, muco e outros fluidos corporais. Ao nadar com uma ferida aberta, você está apostando que o cloro o protegerá de infecções desses contaminantes invasores.
É importante que você avalie a gravidade do seu ferimento. Leve em consideração há quanto tempo tem a ferida e quanto tempo demorará para curar. Dependendo da condição da sua pele, se está começando a cicatrizar ou não, ou se você a está protegendo com um curativo, pode reduzir significativamente o risco de infecção. Para uma ferida moderada, é melhor esperar entre sete e dez dias antes de entrar na piscina. Dê um tempo para o machucado curar, mesmo que um pouco, antes de expô-lo a contágios.
Embora nadar em uma piscina seja arriscado, especialmente com um machucado, pode ser feito com segurança. Com medidas de precaução, como tomar banho antes e depois de nadar, usar um curativo e evitar beber ou inalar a água, você pode reduzir drasticamente o risco de contrair uma doença, mesmo com a exposição de um machucado. Manter seu ferimento limpo, desinfetando-o completamente e com frequência, também pode ser uma grande ajuda no extermínio de germes e bactérias.
As piscinas podem ser locais de procriação para bactérias, mas isso não significa que você não pode nadar, mesmo que tenha uma ferida aberta. Muitas pessoas nadam em piscinas públicas todos os dias e não experimentam nenhum efeito prejudicial. Estando consciente dos riscos e tomando medidas preventivas, você pode garantir que está fazendo tudo ao seu alcance para ficar seguro e saudável se escolher nadar.
fonte: http://ehow.com.br
foto: http://pixabay.com